Pergunte a alguém que teve uma aprovação em algum concurso, como vestibular, prova de residência médica, etc uma dica para você ter o seu sucesso. Praticamente todos, entre outras preciosas dicas, lhe dirão para RESOLVER PROVAS ANTERIORES.

Perfeito, essa dica é muito fundamental, porém, deve ser seguida com certos cuidados.

Primeiramente, é fundamental você ter uma organização em relação ao tempo disponível para esse trabalho. A partir da definição desse tempo, você irá determinar quantas, quais e quando as provas serão resolvidas.

Outro fator fundamental, é o perfil das provas. De nada adianta você resolver 15 edições anteriores de um Vestibular, se o perfil da prova sofreu mudanças significativas ao longo do tempo, ou seja, as questões atuais já não tem mais nada a ver com questões de dez anos atrás. Nesse caso, seu tempo pode ser melhor investido com outras ações, como elaboração de resumos ou mapas mentais, ou até mesmo, com resoluções provas de outros vestibulares mas com perfil semelhante ao do seu objetivo atualmente. Um exemplo: ao invés de resolver provas do ENEM de 2010, resolva provas da 1a fase da UNESP atuais.

Não esqueça que apenas resolver a prova e contar seus acertos é praticamente um tempo perdido. Realize levantamento com planilhas, avaliando se você acertou uma questão de forma consciente ou ao acaso (chute). Se o seu erro foi por falta de conteúdo ou apenas uma “falta de atenção”. Isso vai permitir que você mapeie pontos da matéria que devem ser revisados.

Aqui um link com banco de provas e planilhas para você:

https://drive.google.com/drive/folders/1J9GWZXC9pREEO-cGrUdGaC4Q9aUPRJa3?usp=sharing

A seguir um papo sobre como estudar resolvendo provas.